Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998)

Por: Alex The Kid

 

Em 1997 ocorreu a estréia de um dos mais polêmicos filmes de super-heróis de todos os tempos: Batman & Robin (leia as impressões do Pod ou Não Pod na matéria sobre o longa aqui: https://podounaopod.wordpress.com/2018/04/25/batman-robin-1997/). A existência do filme serviu para popularizar um personagem em especial, o Sr. Frio, vivido no longa por Arnold Schwarzenegger.

Class of 2021BS Business Administration (8)
Na esquerda o Mr. Freeze popularizado por Arnold Scwarzenegger no polêmico filme de 1997 e na direita o Mr. Freeze da animação, com um uniforme bem mais simples.

Mas mesmo apresentando tal personagem ao grande público, o efeito de Batman & Robin (1997) em Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, foi negativo. A ideia original seria lançar a animação em 15/07/1997, mas sua estréia acabou sendo adiada para 1998. Esse um ano de atraso serviu para desvincular o filme da animação. A receptividade do longa em live action foi muito ruim. Um fracasso retumbante de público e crítica, que acabou deixando o personagem do Batman em coma nos cinemas por anos.

Mas basta assistir a ambos os longas que o espectador sente a diferença brutal de qualidade. A animação é enxuta, com uma história muito bem amarrada e com explicações simples e claras ao seu plot. Os personagens são bem construídos e maduros, sendo que a animação é capaz de agradar todos os públicos.

Class of 2021BS Business Administration (7)
As diferenças de qualidade de roteiro entre a animação e o longa são abismais. Mas não é só isso. Na animação, a ação é muito mais emocionante e não há personagens esteriotipados.

Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, é o segundo longa animado derivado da série Batman – The Animated Series (o primeiro foi Batman: A Máscara do Fantasma – 1993) e conta a sequência dos acontecimentos do primeiro encontro entre Batman e Freeze, ocorrido no excelente 14º episódio da 1ª temporada de Batman: The Animated Series, chamado Coração de Gelo (Heart of Ice), sendo escrito pelo aclamado Paul Dini e dirigido por Bruce Timm.

A equipe criativa de Abaixo de Zero não tem a dupla Dini e Timm, mas conta com outros dois nomes que são bem conhecidos da série animada, sendo Boyd Kirkland na direção e Randy Rogel e o próprio Kirkland assinando o roteiro. Eles mantém a qualidade elevada do seriado.

Class of 2021BS Business Administration
Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero ficou a cargo de profissionais que já conheciam muito bem a animação da TV. 

A Trilha sonora fica a cargo do competente Michael McCustion, que até hoje trabalha em animações da DC Comics. Porém, McCustion aplicou uma trilha sonora original, sem o tema do Batman na animação. Isso me desagradou um pouco. Há um fato interessante na introdução do longa, onde o músico replica os acordes de Danny Elfman, criados para o filme Batman (1989) de Tim Burton.

O longa foi animado na Coreia do Sul pelos estúdios da Koko Enterprises e a Dong Yang Animation, antigas parceiras da Warner Brothers, que aplicam uma mistura interessante da animação com efeitos de computador.

Class of 2021BS Business Administration (1)
Mr. Freeze vive isolado no Pólo Norte com ursos polares e um esquimó órfão.

A história começa mostrando Mr. Freeze (Michael Ansara), que vive isolado com dois ursos polares e um pequeno esquimó chamado Koonak (Rahi Azizi). Até que a marinha americana, inconscientemente invade seu esconderijo e destrói a câmara de preservação em que Nora, esposa de Freeze, vivia em animação suspensa.

Para entender melhor o plot da animação é necessário compreender a situação de Nora. Pois bem, a esposa do Mr.Freeze sofre de uma doença rara que fez com que o vilão a colocasse em uma cápsula que a preservaria numa espécie de coma, enquanto ele busca uma cura.

Class of 2021BS Business Administration (5)
Mr. Freeze e o Dr. Gregory Belson se unem e sequestram Barbara Gordon.

O acidente provocado pela marinha fez com que a capsula de Nora quebrasse, Freeze sai em busca de ajuda e sequestra um médico cirurgião chamado Gregory Belson (George Dzundza), antigo conhecido do vilão. O médico é um tremendo mau caráter e aceita ajudar Freeze em troca de dinheiro, já que possui dívidas até o pescoço.

O acidente fez com que Nora precisasse de um transplante de órgãos. A dupla de vilões busca no cadastro de doadores de um hospital de Gotham, quem seria compatível e o nome de Barbara Gordon/Batgirl (Mary Kay Bergman) aparece! As coincidências da cultura pop sempre enriquecem a experiência. Obviamente os vilões acabam indo atrás da heroína e Batman (Kevin Conroy) e Robin (Loren Lester) interferem.

Class of 2021BS Business Administration (4)
Barbara se divide entre a carreira de vigilante da Batgirl e sua vida pessoal, que na animação inclui um romance com Dick Grayson.

Toda a construção da história é interessante e segue um passo a passo consistente, localizando o espectador de forma competente. O longa se aproveita do fato dos personagens principais já estarem construídos perante o público. Então inicia mostrando o dia a dia da dupla dinâmica entre festas frequentadas por Bruce Wayne e Dick Grayson contrastando com sua atividade vigilante bem como Bárbara Gordon atuando como Batgirl.

Há um romance explícito entre Bárbara e Dick Grayson, o que me surpreendeu. Mas o mais interessante é que o longa é muito mais focado nesses dois personagens que no Batman. Dick e Bárbara são destemidos. Verdadeiros heróis. É fácil simpatizar com suas personalidades.

Class of 2021BS Business Administration (2)
A Batgirl e o Robin acabam protagonizando a animação.

Mas, obviamente o Homem Morcego está lá e resolve tudo. Sua veia detetivesca o faz descobrir rapidamente quem sequestrou Bárbara e qual a razão do crime. Além disso, o heroísmo de Batman é demonstrado através de sua capacidade de sacrifício, mostrando que o Homem Morcego considera toda a vida sagrada e se arrisca para que todos sejam salvos, não importando se é um criminoso.

Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero é uma animação curta, com uma história leve que faz o espectador simpatizar com os parceiros do Batman, mas admirar ainda mais a personalidade do Homem Morcego. O longa é competente ao demonstrar que o Mr. Freeze é um criminoso de ocasião, que faz o que faz pelo amor à esposa, diferente do Dr. Gregory Belson, que ama apenas o dinheiro.

Class of 2021BS Business Administration (3)
Para o Batman, toda a vida é sagrada, mesmo que se trate da vida de um vilão. O Homem Morcego é capaz de arriscar sua própria vida para que tudo corra bem e é justamente isso que o diferencia de muitos outros pretensos heróis.

A arte, trilha sonora, direção e roteiro são bons e, se o espectador tiver um balde de pipoca e um refrigerante do lado, terá um pouco mais de uma hora, muito bem investida em entretenimento.

Anúncios

2 comentários em “Batman e Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s